quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

É Caruru!









Boa Noite!
Finalmente acabou o carnaval, para quem não é muito fã é claro...

Hoje meu dia foi maravilhoso, fui a casa dos meus pais e graças a isto aqui esta a nossa receita!

Toda quarta-feira de "Cinzas", minha mãe prepara uma típica comida baiana (Um manjar dos deuses), por causa disso minha hermana se recordou da discussão levantada pelo seu professor, em sala, sobre as tradições da culinária baiana e quem carregava este legado... Bem a estória é longa, mas por fim ninguém sabe preparar algum prato tradicional. Aproveitando este cancho e minha mãe (Excelente culinarista) resolvi tentar ajudar hoje no preparo do almoço (sem nenhum interesse, é claro).

O Caruru é um prato típico da culinária da Bahia, originalmente africano, é utilizado popularmente no acarajé  e abará, mas comemos também como complemento ao arroz com peixe.  

O que Misturar:

1kg de Quiabo
1 copo com água
200 ml de leite de Coco
Camarão seco
Castanha de caju
Amendoim 
1 Tomate
1 Cebola
1 Pimentão
Coentro
Azeite de Dendê 
Sal 
Gengibre
Noz moscada




Como Misturar:

Inicialmente disponha todos os ingredientes na mesa. 

A castanha é muito trabalhosa para torrar, então o melhor é comprar pronta, mas o amendoim é super fácil: Em uma frigideira coloque o amendoim cru e sal, leve ao fogo médio e mexa, quando a casca estiver um pouco menos queimada que o da foto esta pronto, não espere esfriar totalmente para retirar a casca, com o amendoim ainda morno esfregue entre as mãos e a casaca se solta.

O melhor também é preparar seu próprio leite de coco. O coco deve ser seco, quebre com um martelo pequeno a casca seca e retire a casca mais fininha com uma faca descascando-o, corte em tirinha e bata no liquidificador com água mineral, peneire e reserve.

O tempero também é feito no liquidificador, lave bem todos os temperos, retire as sementes e corte em cubos grandes (tomate, pimentão, cebola e coentro), coloque no liquidificador, também, alguns camarões secos, castanha de caju, amendoim torrado e sem pele, sal, um pedacinho de gengibre e noz moscada ralada, bata por 3 minutos. Todas as etapas anteriores prontas parta para o quiabo (vai demorar, rsrsrsrs)

Lave os quiabos e retire as extremidades, coloque-os em uma panela e um a um vá cortando, faça um cruz e corte em pequenos pedaços. Quando todos estiverem cortados a crescente a panela um copo d'água e leve ao fogo com temperatura média, mexa por aproximadamente 10 minutos, acrescente então alguns camarões secos e o tempero batido, mexa por mais 10 minutos e acrescente o leite de coco e o azeite de dendê, experimente para verificar o sal, caso necessário acrescente a gosto, o azeite de dendê também deve ser acrescentado a gosto, avaliando o sabor e a cor que você deseja. Sempre mexendo. 
A qualidade do quiabo vai influenciar o tempo de preparo, quando sentir que esta mais mole estará no ponto.







P.S. Eu sempre esqueço de fotografar o prato pronto. É a fome!

Um comentário: