segunda-feira, 18 de março de 2013

As Vantagens de ser Invisível



Boa Noite!!!

Essa é uma postagem dupla... Segunda feliz e Cinema e literatura, pois a música escolhida é citada no livro "As Vantagens de ser Invisível".

Minha linda e doce hermana, ganhou no seu niver este livro, porém, por causa dela mesma, já havíamos assistido ao filme baseado no livro e que tem o mesmo título. Ambos são maravilhosos o filme não deixa nada por contar, é bem fiel ao livro, o que é perfeito pois os diálogos são mantidos e conseguimos viajar nas estórias de Charlie.

"... Sam batucava com as mãos no volante. Patrick colocou o braço para fora do carro e fazia ondas no ar. E eu fiquei sentado entre os dois. depois que a música terminou, eu disse uma coisa:
'Eu me sinto Infinito'..."  

"...Quando chegamos ao túnel, todo o som foi engolido num vácuo e substituído por uma música no toca-fitas. Uma linda canção chamada 'Landslide'..." 

Essa canção é realmente linda e como a Charlie me faz sentir que sou infinita.

Dá uma olhadinha!



Este livro foi escrito por Stephen Chbosky, que estreou inicialmente no cinema. O livro "As vantagens de ser invisível" é seu primeiro romance e, também, já foi parar nas telonas.

O texto é leve e complexo ao mesmo tempo é um festival de sentimentos de um garoto confuso e delicado, forte e extremamente sensível. 

"...E ela me beijou. Foi um tipo de beijo que nunca poderia contar a meus amigos como foi veemente. Foi o tipo de beijo que me fez saber que eu nunca seria tão feliz em toda minha vida..."

Quando minha hermana, propôs em plena hora do almoço assistir a este filme, eu fui a primeira a fazer careta e meu irmão me acompanhou nas criticas. Ela se manteve fiel a vontade de ver o filme e nós dois fomos nos desfazendo enquanto nos entregávamos a estória, no meio eu já tinha chorado e sorrido muito com a maneira com Charlie vivi e vê a vida.


"...Quando me deitei na cama naquela noite, coloquei o disco de Billie Holiday e comecei a ler o livro de poemas de e. e. cummings. Depois que li o poema... 
deixei o livro de lado e fui para a janela. Fiquei vendo meu reflexo e as árvores por trás por um longo tempo. Não pensei em nada. Não senti nada. Não ouvi o disco. Isso durou horas..."



" Em algum lugar em que eu nunca estive, alegremente além 
de qualquer experiencia, teus olhos têm o teu silêncio:
no teu gesto mais frágil há coisa que me encerram,
ou que eu não ouso tocar porque estão demasiado perto

Teu mais ligeiro olhar facilmente me descerra 
embora eu tenha me fechado com dedos, em algum lugar
me abres sempre pétala por pétala como a Primavera abre
(tocando sutilmente, misteriosamente) a sua primeira rosa

Ou se quiseres me ver fechado, eu e
minha vida nos fecharemos belamente, de repente,
assim como o coração desta flor imagina
a neve cuidadosamente descendo em toda a parte;

Nada que eu possa perceber neste universo iguala 
o poder de tua imensa fragilidade: cuja textura
compele-me coma cor de seus continentes,
restituindo a morte e o sempre cada vez que respira

(Não sei dizer o que há em ti que fecha
e abre; só uma parte de mim compreende que a 
voz dos teus olhos é mais profunda que todas as rosas)
ninguém nem mesmo a chuva, tem mãos tão pequenas!
E. E. Cummings


"...No silêncio, eu me lembrei daquela vez, o que eu nunca contei a ninguém. A vez em que estávamos andando. Só nós três. E eu estava no meio. Não me lembro de onde estávamos andando ou de onde vinhamos. Não me lembro em que época do ano foi. Só me lembro de andar entre eles e sentir pela primeira vez que eu pertencia a alguma coisa..."

Tantos trechos, porque não conseguiria demonstrar apenas com minha palavras como este livro é encantador e mereci ser lido, curtido e assistido.

P.S Este livro deveria vir com anexo com fotos, lista de livros, pois são vários os indicados no texto, e um CD com as lindíssimas canções das festas e do carro da Sam.
P.S2. Este poema não esta no livro, só é citado.

2 comentários:

  1. Que linda postagem, hermana! Fico feliz por ter te apresentado ao filme e ao livro!
    As citações que você tirou são fantásticas! Tem varios trechinhos no livro que são lições e tanto! Vou selecionar alguns depois!
    E sobre a lista de músicas e livros eu também quero fazer, certamente valem tanto a pena quanto esse livro, fantástico!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Amei a sua postagem, parabéns, esta tudo Incrível !!!

    ResponderExcluir