terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia do Meio Ambiente











Hoje é um dia importante... 05 de Junho é a data dedicada ao meio ambiente, mas o que é o Meio Ambiente?


O Meio Ambiente envolve todas as coisas vivas e não vivas da Terra, ou em algumas regiões dela, que afetam os ecossistemas e a vida humana. É o conjunto de condições, leis, influência e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.


Ou seja, é Tudo... Por tanto, devemos hoje e SEMPRE repensar a vida, a vida que levamos e para onde estamos levando-a, ou o que vamos deixar, para nossos filhos, amigos, plantas, animais enfim recursos naturais qualquer que já existiam antes da gente e que muitos foram extinguidos por nossa causa... Só no Brasil são dezenas de espécies da flora e da fauna em extinção, no país tem dimensões continentais com isso sofremos ao mesmo tempo com seca, enchentes, cheias, tempestades. Bem coisas essas causadas pela nossa necessidade desenfreada de crescimento, mas onde esse tão desejado crescimento vai dá? No Aquecimento Global, que nos leva as tão difíceis mudanças climáticas. 


O Chico Buarque e o Milton Nascimento, grandes cantores e compositores, fizeram a música Cio da Terra, que fala um pouquinho sobre toda importância do Meio Ambiente, ela é linda extremamente poética com os dois.

Dá uma olhadinha!  




O que eu quero com este post é dizer que, Manter o Meio Ambiente Harmonizado é nosso Dever e Obrigação e começa em casa... Os 3R's devem fazer parte do nosso dia-a-dia.



Reduzir: Comprar o necessário e que realmente é importante.

Reutilizar: A maioria das coisas podem ser utilizadas mais de uma vez... por tanto, evite o descartável, utilize utensílios, objetos, equipamentos etc, que tenham uma durabilidade maior.


Reciclar: Depois de utilizar bastante algo, o melhor destino é a reciclagem, no inicio é meio chato verdade seja dita, mas agente acaba se acostumando e vê quanta diferença faz... Aqui na minha casa separamos o lixo seco (Reciclável) do lixo úmido (restos de alimentos e lixo do banheiro). Bem, quando fizer isso na sua casa lembre-se que é necessário higienizar as embalagens (claro que economizando água) só para retirar os restos do produto descartado para não atrair insetos e roedores ou mesmo fungos e bactérias e acabar inviabilizando estes materiais.


Veja quanto tempo leva no meio ambiente para degradar certas coisas:



Então, entre na onda dos 3R's e também, economize água, compre produtos com durabilidade maior se é que isso ainda existe, compre se for muito necessário, consuma alimentos sustentáveis que não utilizem agrotóxicos ou utilize muito pouco... Com atitudes como estas além de ajudar um pouquinho o planeta você, também, contribui para sua saúde e qualidade de vida .

PS. Viva a Vida!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário